[mp_row]

[mp_span col=”12″]

[mp_row_inner]

[mp_span_inner col=”4″]

[mp_image id=”463″ size=”full” link_type=”custom_url” link=”#” target=”false” caption=”false” align=”left” margin=”100,none,none,none”]

[/mp_span_inner]

[mp_span_inner col=”8″]

[mp_code]

Atmavinigraha significa domínio sobre a mente. O que é domínio da mente? […] A mente é um caleidoscópio colorido de pensamentos fantasiosos que vêm e vão. É volúvel por natureza. Mas eu, o pensador, não necessito preencher as fantasias, nem ceder aos caprichos. Muitas são as fantasias e noções, isto é a mente. Mas eu sou a autoridade aprovadora.

[…]

O domínio [relativo] é caracterizado por vigilância e deliberação. Tenho um domínio [relativo] sobre meus modos de pensar quando racionalmente examino meus pensamentos e os aceito de maneira consciente ou os descarto. O domínio [relativo] significa tanto submeter todos os impulsos a um exame racional rigoroso como também quebrar qualquer hábito de cair no automatismo.

[…]

Tudo que envolve atmavinigraha é atenção e vigilância. Se estou alerta e consciente do que minha mente está fazendo, sempre terei escolhe sobre minha maneira de pensar. Com escolha, posso mudar. Posso submeter o comportamento aos valores. Com escolha, posso aprender com os erros. Com escolha, posso manter compromissos frente a distracções. A escolha requer um estado alerta, o que torna possível um domínio [relativo] sobre meus modos de pensar.

Swami Dayananda Saraswati

[/mp_code]

[/mp_span_inner]

[/mp_row_inner]

[/mp_span]

[/mp_row]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *